Sesau deverá implantar Rede de Cuidados para Laboratórios Públicos

DSC_4485-1024x678

 

Alagoas deverá contar com uma Rede de Laboratórios de Saúde Pública e Patologia Clínica, possivelmente ainda este ano. A criação da rede foi pauta de reunião nesta sexta-feira (29), com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, representantes dos laboratórios públicos, do reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Paulo Medeiros, e de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A iniciativa, que faz parte da política de reorganização da Rede Estadual de Laboratórios, visa ampliar e qualificar o acesso da população alagoana a exames de diagnóstico. Durante o encontro, os gerentes dos laboratórios, Magliones Carneiro (Lacen) e Zenaldo Porfírio (CPML), fizeram uma apresentação de como deverá funcionar à rede.

Os dados ainda serão definidos e farão parte de uma proposta, que será levada para discussão com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e para os representantes das dez regiões de saúde. A secretária Rozangela Wyszomirska informou que a implantação da Rede de Cuidados de Laboratórios Públicos é mais uma iniciativa da Sesau para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Com isso, de acordo com a gestora da saúde estadual, os maiores beneficiados serão os moradores dos municípios que residem nos municípios mais afastados de Maceió. “A rede ainda está sendo desenhada e inicialmente será feito um projeto piloto, contemplando uma região de saúde, que ainda será escolhida”, informou.

 

Texto: Mônica Lima

Fotos: Olival Santos

[print-me target="#post-print" title=""]
Posted Under